sábado, 26 de março de 2011

A alegria do Domingo


Santa Teresinha, como toda criança, gostava do domingo.Era o dia mais esperado por muitos motivos : não havia aulas nem trabalho, era passeio puro e oração.Ela descreve a alegria do domingo:"As festas! Ah! As grandes festas eram escassas, mas cada semana trazia uma que me era muito querida : "o Domingo".Que belo dia o Domingo!...Era a festa de Deus,a festa do repouso.Primeiro, ficava na minha caminha até mais tarde e mamãe Paulina mimava sua menininha levando seu chocolate na cama.Depois, vestia-a como uma rainhazinha...Madrinha vinha fazer cachos no cabelo da afilhada, que nem sempre ficava boazinha quando lhe puxavam o cabelo,mas,depois, ficava muito contente de ir segurara mão de seu rei que,naquele dia, a beijava com mais ternura ainda que nos outros; e toda a família saía para a Missa.Durante todo o percurso, e também na igreja, a rainhazinha do papai segurava-lhe a mão,seu lugar era ao lado dele e quando éramos obrigados a descer para a homilia ainda precisava-se de duas cadeiras juntas.Não era muito difícil, todos pareciam achar bonito ver um ancião tão bonito com uma menina tão pequena tão pequena que mudavam de lugar para que nos acomodássemos...Eu não me importava em ser olhada, ouvia atentamente as homilias embora entendendo pouco.Volto ao meu domingo.Esse belo dia que passava tão depressa tinha também sua nota de melancolia.Recordo-me de que minha alegria er atotal até as Completas.Durante esse ofício, pensava que o dia do repouso chegava ao seu final...que no dia seguinte seria preciso recomeçar a vida,trabalhar,estudar,e meu coração sentia o exílio da terra...ansiava para o repouso eterno do Céu, para o Domingo sem ocaso na Pátria!..." (MA 17f; 17v)

E você, como vive o seu domingo? Só o dedica ao futebol e nada mais , ou encontra tempo para rezar e fazer deste dia o dia do Senhor , onde somos chamados a nos reunir em nome de Jesus , celebrar e participar ativamente da Eucaristia, vivendo a alegria da família ?


Frei Patrício Sciandini,ocd


Retirado da Revista "Brasil Cristão". Edição : Ano 8, Número 93-Abril de 2005

Agradecimento á minha amiga, Karen, que me cedeu esta revista e muitas outras que são bençãos de Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário