segunda-feira, 14 de junho de 2010

Santo Antônio, o jovem pregador do evangelho que amou á Cristo Jesus até o fim

Na tarde do dia de ontem, 13 de Junho, contemplamos a Natalidade de um dos maiores exemplos vivos de vivência do evangelho : Santo Antônio de Pádua , o jovem taumaturgo, e fiel seguidor de São Francisco de Assis moldou sua vida á exemplo da vida de Jesus Cristo. Sua humildade era extrema, ao fazer-se cozinheiro, mesmo tendo os melhores ensinamentos teológicos, em amor á Jesus Cristo acima de tudo e de todos.
Amou o pobre, vendo em seu rosto a face de Nosso Senhor, a eles evangelizava, alimentava e entre eles permanecia muitas vezes.Tentado foi desde a infância , mas nada o fez desistir do caminho seguido, pelo contrário: perseverou sempre e até o fim.O milagre a seguir é real, e um de seus maiores milagres:

Santo Antônio pregava sobre o Santíssimo Sacramento em Toulouse, sul da França, ano 1227. No meio da pregação um senhor se levantou e o desafiou, contradizendo que a presença de Cristo na Hóstia Consagrada era uma mentira.

Ele disse: - O Senhor pode discursar durante horas, mas a verdade é que os fatos reais estão contra seus argumentos. É impossível que Cristo esteja presente na Hóstia Consagrada.

Santo Antônio lhe respondeu: - Que problema há, no corpo de Cristo estar velado pelas aparências do pão e do Vinho. Conforme suas Próprias palavras.

E senhor incrédulo o desafia: - Não, não há problema. Contudo se Cristo está presente nesta Hóstia, sua presença deveria ser sentida por todas as criaturas viventes. Então pegarei minha mula, e na próxima missa estaremos aqui diante da Hóstia e se a mula a respeitar, acreditarei no senhor e na sua fé.

Santo Antônio, após ouvir uma inspiração divina, resolve concordar com o desafio.

Passou-se três dias, e uma multidão se aglomerou na praça, muitos pela missa e outros tantos para conferir o resultado do desafio do homem infiel. Enquanto Santo Antônio caminhava com o Santíssimo Sacramento e todos os católicos se colocavam de joelhos rezando. O senhor infiel chega conduzindo sua mula, a qual maliciosamente foi privada de alimento durante os últimos dias. Faminto, o animal estava tão violento que nem o próprio dono obedecia. Contudo, ao se aproximar do Santíssimo, a mula se acalmou, e diante de todos ali presentes, milagrosamente a mula se ajoelhou perante a Hóstia Consagrada ostentada por Santo Antônio.

O Milagre gerou gritos e admiração por todos, os católicos entoaram cânticos emocionados. Muitos hereges que ali estavam por curiosidade se converteram ao catolicismo, assim como o senhor dono da mula que reconheceu imediatamente a presença de Cristo, se ajoelhou também se convertendo ao catolicismo após ter pedido perdão por ter sido tão incrédulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário